Colégio Maxi antecipa planejamento de retorno às aulas presenciais com novas medidas de segurança

Com quase dois meses de aulas online, em virtude do isolamento social, o Colégio Maxi deu início nas últimas semanas a um novo planejamento escolar como preparação ao retorno das aulas presenciais. A unidade aguarda a confirmação da retomada das atividades determinada pela Prefeitura de Cuiabá para implantação das novas medidas de higiene e segurança aos alunos, professores e funcionários. Até que haja um novo decreto municipal, a escola segue com o calendário de aulas e atividades online.

De acordo com o diretor do Colégio Maxi, professor Carlos Leão, a unidade optou por antecipar-se a possibilidade de retorno às aulas para dar início aos seus preparativos internos. O objetivo é garantir que todas as medidas orientadas por órgãos nacionais e internacionais sejam cumpridas pela escola. Para isto, o Maxi conta a assessoria técnica de um médico infectologista, que contribuiu na elaboração das novas medidas de rotina.

“A retomada das aulas presenciais não depende da escola, nós apenas seguimos o que é determinado pelos órgãos públicos competentes. Por este motivo, temos que estar preparados para quando isso acontecer. Estabelecemos uma série de medidas de segurança, higiene, além de apoio pedagógico e psicológico aos nossos alunos e professores”, pontua Leão.

Entre as medidas adotadas pelo Maxi estarão a checagem diária da temperatura de alunos, professores e funcionários, distanciamento de 1,5 m nas salas de aula, fornecimento de máscaras e álcool em gel, reforço nos serviços de limpeza e higienização, e o monitoramento frequente das dependências da escola para evitar aglomerações.

Outra medida planejada é a realização de aulas presenciais rotativas. Com turmas divididas em dois grupos, os estudantes farão um revezamento entre as aulas online e na escola. Na unidade, as salas serão adaptadas, com mesas e cadeiras obedecendo as regras de distanciamento de 1,5m, uma vez que terão um menor número de alunos.

“Respeitaremos qualquer decisão de familiares que não quiserem que os alunos retornem à escola mesmo após um decreto municipal que permita isso. Compreendemos a preocupação e insegurança de todos, principalmente, daqueles com jovens pertencentes aos grupos de risco, diante do atual cenário desta pandemia. Pensamos nestas medidas como forma de proteger e garantir a segurança e saúde daqueles que retornarem à escola”, explica o diretor do Maxi.

Calendário – Desde 13 de abril, o Colégio Maxi adotou as aulas online para suas turmas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e pré-vestibular. A escola utiliza a plataforma digital Plurall.net para transmissão das aulas, aplicação de provas e listas de atividades e exercícios extras. No último mês, alunos concluíram o segundo bimestre com a realização de provas e entrega de boletins. Já para as turmas do 3º ano do Ensino Médio e pré-vestibular, o Maxi tem realizado revisões em horário extra e trabalhado conteúdos específicos visando a possibilidade da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares pelo país.

“Fizemos adaptações no nosso calendário escolar para que os alunos conseguissem manter um bom ritmo de estudo neste período. Concluímos um bimestre, aplicamos provas, seguimos com as aulas online diariamente, além do apoio pedagógico e auxílio dos estudantes em suas dificuldades. Estamos preparados para seguir com este calendário até o final do ano, ou alterá-lo novamente, caso seja necessário”, finaliza Leão.