Aluna do 3º ano cria o grupo de estudos e debates “Maieutike”

Criado por iniciativa de uma aluna, o grupo de estudos “Maieutike” vem conquistando novos adeptos no Colégio Maxi. A ideia é reunir estudantes de diferentes turmas para debater temas relevantes da economia, geopolítica e atualidades. A discussão entre os alunos contribui com a formação do pensamento crítico, troca de opiniões, além de auxiliar na atualização de assuntos frequentes em provas, simulados e vestibulares.

Estudante do Maxi há cinco anos, Mariana Mendonça Lima, que agora está no 3º ano do Ensino Médio, é a idealizadora da iniciativa. Desde o segundo semestre de 2019, a jovem foi estruturando o projeto, conversando com colegas até finalmente propô-lo à direção da escola. O grupo tem como inspiração os conceitos da Maiêutica, uma técnica idealizada pelos pensadores gregos que promovia a busca pelo conhecimento por meio de perguntas simples, estimulando o pensamento e a reconstrução de valores. Assim, surgiu o “Maieutike” do Maxi.

“Eu sempre acreditei no aprendizado por meio de conversas e diálogos, acho que acrescenta muito a todos que participam. Estive em São Paulo no ano passado e conheci um grupo de estudos parecido com o que eu estava imaginando. Por lá, os estudantes me disseram que a maioria destes grupos é formada pelos próprios alunos de forma espontânea. Daí pensei em fazer no Maxi também”, conta Mariana.

Para este ano foram escolhidos quatro temas: terrorismo, pandemias, etnocentrismo e totalitarismo. A proposta do grupo é debater diversos assuntos dentro dessas temáticas. “Além de serem assuntos discutidos pelo mundo todo, também fazem parte da agenda de simulações da ONU. Como aluna do High School, já participei de atividades em instituições de ensino internacionais e estes são temas sempre abordados”, complementa Mariana.

Os encontros do “Maieutike” acontecem às segundas-feiras, das 14h às 15h30, na sala 210, e qualquer aluno Maxi pode participar. O grupo tem uma conta no Instagram onde os temas discutidos são divulgados com antecedência, dando tempo aos estudantes de buscarem mais informações e dados para o debate. O perfil é @maieutike_20.