Colégio Maxi intensifica preparação dos alunos para Enem

O período de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Colégio Maxi começou nesta segunda-feira (28 de outubro), com foco em um aspecto que costuma ser determinante no sucesso dos estudantes: a preparação mental. Antes de iniciar as atividades voltadas às áreas específicas, de Humanas, Natureza, Matemática e Linguagens, os alunos puderam assistir a uma palestra com a master coach trainer Simone Bernardino.

A facilitadora explicou que o objetivo principal é auxiliar os alunos a encontrarem maneiras de melhorar sua performance. “Querendo ou não, nós estamos colocando no mercado competidores. Como eles vão lidar com a competição? Como ser o primeiro lugar nessa disputa com toda essa pressão? Então, trabalhamos de que forma podemos fazer essa gestão de emoção e conseguir bons resultados”, contou.

 A ferramenta do coaching, segundo Simone, pode ser muito útil não só durante a preparação, mas no dia da prova e no pós-exame. “Porque nós sabemos que vamos ter aqueles que vão passar e aqueles que não conseguirão chegar ao resultado esperado. Não passei, e aí? O mundo não acaba. Posso recomeçar e ter um aprendizado com isso”, tranquilizou.

 Para a aluna Layala Stefane de Paula Barbosa, do Extensivo, a experiência foi maravilhosa, “porque são meses de preparação e o que sempre procuramos trabalhar são os estudos, as fórmulas, os exercícios, e muitas vezes deixamos de lado o psicológico, a questão da mente, como lidar, como estar preparado durante a prova”. Para ela, esses momentos ajudam a organizar o pensamento, o foco e entender que a calma, o controle mental, são importantíssimos para que se aplique corretamente o que foi aprendido.

“É uma prova muito importante para nos dar acesso à faculdade. Esses dias de preparação exclusivos para cada prova, na minha opinião, não servem só para fazer exercícios, porque isso a gente já fez o ano inteiro. São importantes para te centrar, porque o conteúdo você já tem”, opinou Tiago Elias Cruz Antunes, do cursinho pré-vestibular.

 Para o professor Carlos Leão, diretor do Colégio Maxi, é uma forma interessante de começar essa verdadeira maratona com vistas ao Enem. “O conteúdo está dado, agora é saber como ir bem no dia da prova. Por isso convidamos a Simone Bernardino para iniciar a semana. Abrimos com um trabalho que é de concentração, respiração, manutenção do foco”, reforçou.

 Nas próximas duas semanas, além de resolução de exercícios em todas as áreas, os alunos terão na sexta-feira (1º) a Jornada Vitoriosa de Redação. “É um evento em que participam todos os professores de linguagem da escola e os alunos gostam bastante também, porque é um momento de encontros e de preparação final para a redação no domingo”, salientou Leão.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Foto: Helder Faria