CAMINHOS DA APRENDIZAGEM: Professores gravam vídeos com dicas de estudo e atividades extraescolares

Nem só de apostilas e lousas é feita a rotina de um estudante. Os caminhos da aprendizagem são muitos, e a neurociência é um deles. Inspirado nela o professor de Física do Colégio Maxi, Lealdo F. Oliveira Junior, conhecido entre os alunos como Biga, gravou juntamente com outros professores alguns vídeos com dicas de estudos e também de hábitos que promovem o bem-estar.

A iniciativa faz parte do projeto Caminhos da Aprendizagem, que visa contribuir não só com o desempenho escolar dos jovens, mas também chamar a atenção para algumas práticas que vão sendo deixadas de lado no dia-a-dia. “Eu vim de São Paulo e lá já trabalhava desta forma, já fazia vídeos e publicava no Facebook, tendo como base a neurociência, então pensei que seria uma boa ideia criar os vídeos para a escola também e envolver outros professores”, explica o professor Biga.

A neurociência estuda o sistema nervoso e possui alguns campos. Um deles é a neurociência cognitiva, que foca na capacidade de conhecimento do indivíduo, como o raciocínio, a memória e o aprendizado. “É preciso lembrar que cabe ao sistema nervoso basicamente tudo que acontece em nosso corpo, então não basta apenas trabalhar a mente, mas também é importante dedicar um tempo a atividades físicas, que promovem o bem-estar corporal e ajudam a descarregar energias ruins, como a ansiedade, por exemplo”, acrescenta.

As dicas são gravadas em, no máximo, um minuto, e abordam, além de questões relacionadas à metodologia de estudos, indicações de atividades extraescolares, como livros, filmes e sites de notícias.

A série de vídeos serão disponibilizados no site do Colégio Maxi.

Clique na imagem e confira o primeiro vídeo da série.