Pais trocam experiências sobre adolescência em rodas de leitura

A adolescência é uma fase de incertezas, conflitos e experimentações. As dúvidas acometem não só os jovens, os pais também se questionam e buscam a melhor forma para lidar com este período. A troca de experiências é fundamental e está no foco do projeto Roda de Leitura, realizado pelo Colégio Maxi desde 2017. Na manhã do último sábado (31.08), os pais de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram de mais um encontro.

Desta vez, o grupo está lendo o livro “Disciplina positiva para adolescentes – Uma abordagem gentil e firme na educação dos filhos”, um bestseller internacional escrito por Jane Nelsen e Lynn Lott. A direção da escola faz a sugestão e os pais que integram o grupo escolhem o livro que desejam ler. “Este momento é inteiramente voltado ao diálogo sobre os textos, mas, principalmente, sobre nossas atitudes, para pensarmos nos pais que somos, nos pais que tivemos e os pais que queremos que nossos filhos se tornem”, ressalta o diretor do Maxi, professor Leão.

Mãe de Mariana Mendonça, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, Juliana Mendonça participa da roda de leitura desde o início e afirma que sente falta quando não consegue ir. “Além dos temas dos livros que nós escolhemos em conjunto, as discussões são muito interessantes também, porque trazemos para a nossa realidade e sempre nos ajuda com os nossos problemas e também podemos ajudar outras pessoas que estejam na mesma situação”, avalia ela, que tem mais um filho de nove anos de idade.

De acordo com ela, a iniciativa melhorou o relacionamento com os filhos. “Tem ajudado bastante, porque de repente é uma forma de falar, de intervir que é mais interessante do que você estava fazendo antes. Um outro detalhe interessante é que o próprio adolescente se sente mais valorizado, porque ele vê a preocupação dos pais em aprender como lidar melhor com esta fase. Minha filha sempre pergunta como foi, o que foi discutido, as vezes é até um ponto para iniciar uma conversa mais delicada e que flui melhor”, acrescenta.

Também participando há dois anos, Ricardo Fernandes de Albuquerque, pai da Maria Eduarda Souza de Albuquerque, do 3º ano do Ensino Médio frisa que os temas abordados são excelentes. “E são assuntos baseados em informações científicas, que nos ajudam a ver como ocorrem certas mudanças e como a gente deveria agir. Além de os livros serem muito bons, temos a troca de experiências, cada um vai colocando as situações que vive, e todos nós crescemos com isso, vamos aprendendo”.

A roda de leitura está aberta à participação dos pais e/ou responsáveis e ocorre aos sábados, no Colégio Maxi, a partir das 8h. Não é necessário fazer inscrição, apenas comparecer aos encontros.

 

Foto: Helder Faria

Fonte: Pau e Prosa Comunicação