Parceria com Cena Onze aproxima alunos das artes cênicas e abre espaço para comunidade

O Colégio Maxi é o novo parceiro do Grupo de Teatro Cena Onze, um dos mais importantes e antigos de Mato Grosso. Dessa forma, além de realizar os ensaios na escola, a companhia oferecerá cursos tanto para o público interno como para a comunidade. O primeiro começa já neste sábado (10 de agosto) e as inscrições estão abertas para públicos a partir dos 6 anos de idade.

A ida do Cena Onze para o Colégio Maxi, além das possibilidades artísticas e pedagógicas oferecidas, marca um grande reencontro. O diretor geral e idealizador da cia, Flávio Ferreira, lembra que ela nasceu há cerca de 30 anos no antigo Anglo, onde lecionava, junto a muitos dos professores que hoje estão no Maxi. Representa também a manutenção de uma preocupação que vem desde o início: aliar o teatro à educação.

“Entendemos o teatro como ferramenta de educação, não dá para dissociar isso. E o Maxi tem um corpo de professores, de mentes, brilhantes. O colégio para nós é o que há de melhor na educação em Mato Grosso, por conta dos avanços, da forma de pensar a educação”, avaliza Flávio. “Então, considero que é um ganho para nós, do Cena Onze, e um ganho para o Maxi, que é uma grande instituição de ensino, essa união de forças. Ganha a educação, ganha a arte também”, diz.

Os trabalhos já começaram, com os ensaios ocorrendo nas dependências da escola, e no dia 10 de agosto se iniciam os cursos, voltados a todas as idades, a partir dos 6 anos, e abertos tantos aos alunos como à comunidade. Segundo Flávio, as aulas serão em horários alternativos. Funcionará aos sábados à tarde e aos domingos, pela manhã, para não comprometer as aulas regulares. Os grupos serão divididos de acordo com as faixas etárias.

O diretor do Colégio Maxi, professor Carlos Leão, se mostrou bastante feliz com a parceria. “O Flávio Ferreira eu conheço há quase 30 anos. Sou um fã incondicional do grupo de teatro Cena Onze e vi nascer. Quando ele nos procurou para falar dessa possibilidade de parceria, prontamente aceitamos. Entendendo sempre que o teatro é uma atividade artística muito potente, principalmente no desenvolvimento da empatia, do trabalhar no coletivo, do cooperativismo”, enaltece.

Leão reforça a importância de poder oferecer cursos de teatro à comunidade e comemora as possibilidades que se apresentam com o Cena Onze dentro do Maxi. “Essa parceria, além da promoção de cursos de teatro, de montagem de peças, vai enriquecer muito as nossas atividades artístico-culturais da escola”, projeta, referindo-se a eventos como o Festival Cultural.

Cena Onze

A Associação Cultural Cena Onze é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016. Surgiu como um grupo de teatro em 1989, em Cuiabá, e ao longo dos anos levou ao público mato-grossense dezenas de espetáculos, além de formar milhares de alunos em teatro, dança, música, artesanato, pintura, entre outros.

Serviço – Os alunos do Colégio Maxi podem fazer a inscrição diretamente na escola e a comunidade pode entrar em contato pelos números 65 9 8133-4559 e 99257-8385 (WhatsApp).

Fonte: Pau e Prosa Comunicação