Maxi-Múndi: Colégio Maxi promove simulação da Assembleia Geral da ONU

Com o intuito de engajar os alunos e mantê-los ativos em questões globais, o Colégio Maxi criou o projeto Maxi-Múndi, uma simulação das relações internacionais e organismos nacionais realizada em três dias para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esta é a primeira edição do projeto que figura a Assembleia Geral da ONU, e ocorre de 5 a 7 de setembro nas dependências do colégio.

Além de possibilitar o debate e a reflexão, o Maxi-Múndi instiga a pesquisa acadêmica, estimula o trabalho em equipe, estabelece o diálogo entre áreas de conhecimentos, avalia os procedimentos diplomáticos e seleciona os melhores argumentos e ideias dos jovens.

O primeiro encontro de orientação ocorreu no dia 17 de julho. Os alunos, denominados ‘delegados’, foram divididos em cinco comitês: Senado Federal – A escola sem partido; Comitê de Crise – A crise dos EUA: Gabinete do Presidente dos Estados Unidos Donald Trump; Câmara dos Deputados: Segurança pública e política do desarmamento; United Nations Security Council Counter – terrorism intelligence: comitê em Inglês; Comitê Imprensa: responsável por registrar, de forma jornalística, todos os acontecimentos dos demais comitês.

O objetivo desses comitês é formular soluções para problemas atuais, que sejam viáveis para aplicação no futuro. Para que a simulação se torne mais próxima possível da realidade, os diretores da empresa Bicho da Terra – instituição de Brasília especializada em Turismo Pedagógico, trabalharão durante todo o evento para que os delegados tenham uma noção da complexidade das negociações internacionais do mundo real. E, como nas Nações Unidas, deem ênfase na cooperação e no compromisso com a supremacia da posição de qualquer país.

Confira os próximos encontros de orientação e alinhamento que antecedem os dias oficiais da simulação no Maxi.

 

Pesquisa e alinhamento das apresentações e oficina de jornalismo:

29 de julho

9º ano Fundamental e 1ª série Ens. Médio: 16h às 18h

2ª e 3ª série Ens. Médio: 18h às 20h

Treinamento Oficial

17 de agosto – 14h às 18h

18 de agosto – 8h às 12h

 

Cronograma Maxi-Múndi

05 de setembro – Abertura

06 de setembro – Simulações nos períodos da vespertino e noturno:

07 de setembro – Simulações e encerramento