Concorrência em exames exige que alunos estejam cada vez mais bem preparados

Em tempos de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares cada vez mais concorridos, o sucesso vai depender do nível de preparação do candidato. O Pré-Vestibular do Colégio Maxi foi pensado para que o estudante chegue nessa fase de sua vida escolar com a certeza de possuir base suficiente para alcançar seus objetivos. Isto graças a uma série de diferenciais, que vão da equipe ao material didático, passando por atividades que permitem ao aluno aperfeiçoar-se nos mais variados quesitos.

O diretor do Colégio Maxi, professor Carlos Roberto Leão, lembra que o Enem é uma prova nacional e, portanto, uma vaga na UFMT, por exemplo, acaba sendo disputada por pessoas do país inteiro que fizeram o exame. “Então, para aqueles alunos que ambicionam ingressar nos cursos mais concorridos, é imperativo: precisa se preparar muito bem para as provas e escolher o melhor caminho para isso”, frisa.

No Maxi, explica ele, o curso Pré-Vestibular foi formatado para que o aluno tenha a capacidade de dar o seu melhor em qualquer prova. Começa, salienta Leão, pelo Integral Otimizado, em que as aulas são estendidas até um pouco mais tarde no período matutino e no vespertino ele possa criar o próprio itinerário formativo, conforme suas necessidades.

“Fizemos assim a fim de garantir ao aluno ter um plano de estudo que seja factível, em que ele consiga sanar as dúvidas nos plantões de professores das disciplinas que tem de manhã”. A diferença em relação ao integral comumente utilizado pelas outras instituições é justamente colocar o aluno como protagonista e não como uma pessoa que simplesmente receba passivamente os conteúdos, acrescenta.

Outros diferenciais destacados pelo diretor são o Maxi Vest, que dá uma força extra nas disciplinas em que o aluno tenha mais dificuldade, e a Redação da Hora, que auxilia na produção de textos visando este que é um dos itens mais importantes em qualquer exame. Neste último, ele tem aulas de redação a cada 15 dias no período vespertino para treinar a escrita dentro do tempo estipulado nos exames. “Na medida em que ele tem um tempo delimitado para resolver as questões de Linguagens Humanas e uma hora para fazer a redação, quanto mais tempo ele gastar escrevendo, menos sobrará para a prova. Então é questão e treino também”, salienta Leão, lembrando que, além do prazo, são trabalhadas as demais competências exigidas.

Os simulados também ajudam bastante a entrar no clima dos exames e no estabelecimento de estratégias. No pré-vestibular do Maxi eles são constantes. O Simulado Comentado ocorre aos sábados e o aluno tem duas horas para resolver 40 questões, que são comentadas depois pelos professores em sala de aula. E há também o Simulado tipo Enem, que acontece aos domingos, no mesmo horário do exame, com a correção parametrizada de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), exemplifica o professor.

Outro reforço de peso são as revisões realizadas nos meses de setembro e outubro, no período noturno, que funcionam como preparação final para chegar bem ao Enem e aos vestibulares. Leão ressalta que há ainda a possibilidade de o aluno fazer a revisão para a Fuvest no Anglo de São Paulo e revisão para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no pH do Rio de Janeiro, já incluso na mensalidade. “No caso do pré-vestibular, vale lembrar que o material todo é do Sistema pH, reconhecidíssimo, com aprovações em algumas das mais importantes instituições de ensino do país”, completa.

“Por fim, e não menos importante, outro grande diferencial é a equipe de professores, todos bastante experientes. Boa parte deles está aqui desde a fundação do Maxi. Nós não temos uma troca frequente de professores do pré-vestibular e isso dá mais estabilidade à equipe e passa essa estabilidade emocional também para os alunos”, valoriza. A formação do quadro de professores é contínua e este ano, por exemplo, a Semana Pedagógica terá como grande mote a formação de leitores como responsabilidade de todas as disciplinas.

Concurso

Ainda sobre o Pré-Vestibular, Leão relembra que estão abertas as inscrições para o concurso de bolsas. Por meio dele o colégio abre possibilidade para alunos de outras escolas ingressarem no Maxi com bolsas de até 100% de desconto. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de janeiro e a prova será realizada no dia 25 de janeiro, às 14h. Os interessados podem se inscrever pelo endereço: www.maxicuiaba.com.br/concurso-de-bolsa-2019.