Dia de ação de graças é celebrado pelos alunos do High School

Os alunos do Colégio Maxi e da Escola Chave do Saber (ECSA) celebraram na última quinta-feira (22) o dia de “Ação de Graças”. O “Thanksgiving” é uma data tradicional no calendário dos norte-americanos, celebrado mais fortemente nos Estados Unidos, e representa um momento de agradecimento pelas conquistas e pelo ano que passou.

Daniele Hounsell Breier, coordenadora do Red Balloon In School na ECSA e do University of Missouri High School no Maxi, comenta que esse é um momento muito importante para os americanos, uma data até mais importante que o natal e por isso a ideia de trazer esta cultura para a vivência dos alunos.

“O thanksgiving é tão importante quanto o natal para os americanos, é um feriado prolongado que eles têm, de quinta a domingo, que eles conseguem ir para a casa da família, se reunirem num almoço farto e depois o jogo de futebol americano na TV e isso é tradição americana”, comenta.

De acordo com Daniele, o objetivo de promover esse encontro é trazer um pouco da cultura americana para os alunos. “Esse é um momento que eles já entregaram os deveres, já fizeram as provas, então os desafios que eles enfrentaram a gente trouxe isso para a comemoração do ‘Thanksgiving’, como uma reflexão, porque não é fácil levar o Ensino Médio brasileiro e as matérias do currículo americano”, afirma.

Glenda Cestari, 15 anos, está na 1ª série do Ensino Médio e é aluna do 2º ano do High School, e afirma que essa vivência faz com sonhe com uma universidade fora. “É muito bom porque abre muitas possibilidades para gente. É uma atividade diferente do que estamos acostumados a fazer. Ajuda a gente a se inteirar da cultura americana, mitologia, então a gente sonha em viver essa experiência”.

A coordenadora Daniela explica que o currículo escolar dos alunos do High School é feito em parceria com a universidade do Missouri, que vem para completar o currículo brasileiro. “Dentro do que eles já têm de manhã, matemática, química, as matérias do ensino americano são diferentes. Então eles aprendem matérias como oratória, debate, marketing, economia, saúde, práticas de estudo, literatura inglesa, no final do 3° ano do ensino médio recebem os dois diplomas, o brasileiro e o americano”.

O João Henrique, 14 anos, está no 9º ano da ECSA e no 1º ano do High School, relata que eventos como o do ‘Thanksgiving’ ajudam a mergulhar na cultura americana. “A gente fica muito animado né, conhece a cultura e pensa em ir para lá. Aprendemos todas as outras matérias em inglês, então é muito melhor do que um curso só de inglês”, afirma.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Fotos: Tony Ribeiro