CineMaxi projeta discussão com alunos sobre vocação e vida profissional

O Colégio Maxi projetou na quinta-feira (1º) o filme O Feitiço do Tempo – uma produção americana dirigida por Harold Ramis em 1993 e estrelada pelo ator Bill Murray. Além de uma simples exibição cinematográfica, a ação pedagógica, comandada pelo professor Douglas Remonatto, serviu como ponto de discussão sobre vocação e vida profissional.

 

O CineMaxi busca interagir justamente com alunos do Ensino Médio em processo de preparação para vestibulares. Segundo Remonatto, é fundamental o oferecimento de atividades complementares de orientação. Com o correto acompanhamento, desgastes psicológicos são evitados.

 

“Eu trabalho com uma coisa chamada filosofia clínica. Eu vou falar sobre vocação e preciso estudar um caso. Aqui nós estamos trazendo um filme, através dele eu vou conseguir mostrar exatamente como eu poderia ajudar aquela pessoa a encontrar a sua vocação. Eu uso esse exemplo para que os alunos tenham uma noção sobre eles e as futuras escolhas”, afirmou o professor.

 

No filme, um repórter de televisão faz previsões de meteorologia e vai a uma pequena cidade produzir matérias especiais sobre o celebrado “Dia da Marmota” Pretendendo ir embora o mais rápido possível, ele fica preso no tempo, condenado a vivenciar sempre os eventos daquele dia.

 

A sinopse pode parecer modesta, mas as discussões orientadas acabam atingindo o objetivo. Júlio, aluno do Extensivo Maxi, vê como central a junção entre filosofia e arte. “No momento que você discute uma coisa representada por obras artísticas, você consegue ter um entendimento melhor. Toda forma de debater e tentar achar um guia de escolhas é válida”, comentou.

 

Assim como todos os projetos propostos pelo colégio, o CineMaxi foi supervisionado pela coordenação pedagógica. Sob a tutela do professor Leão que comentou sobre o evento. 

 

“Cinema é a Sétima Arte. O mais importante é usar o filme para estabelecer um diálogo sobre escolha profissional, vocação. O filme é o pontapé inicial para essa reflexão. É intencional. Um filme escolhido para poder promover essa conversa com alunos que estão passando por esse momento de escolha de suas futuras carreiras profissionais”, enfatizou Leão.

 

Complementando as projeções de filmes, o Colégio Maxi segue com a programação de ações como os projetos Rumo Certo, Roda de Leitura, Crescendo e Empreendendo, Semana da Profissões e o Festival Cultural.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação