Maxi recebe prêmio nacional com o programa Rumo Certo

Ao longo deste ano, o Colégio Maxi realizou uma série de atividades que levou os alunos a refletir e discutir sobre a forma com que se alimentam, como a sexualidade é vivida durante a adolescência e o uso de álcool e drogas. Chamado de Rumo Certo, este programa de desenvolvimento humano recebeu o prêmio Transformadores da Educação, oferecido pelo grupo Somos Educação, maior grupo de educação básica do Brasil e mantenedor do Colégio Maxi em Cuiabá.

O programa desenvolvido pelo Maxi em Cuiabá foi reconhecido por sua relevância social na categoria “Respiramos escolas, inspiramos alunos”, do prêmio nacional promovido pelo grupo Somos Educação para as unidades escolares vinculadas ao grupo, como forma de reconhecer as iniciativas alinhadas aos princípios da empresa.

“Compartilhar o que desenvolvemos em Cuiabá com outros profissionais da educação trouxe, além de muito orgulho, o sentimento de que estamos no “Rumo Certo”, auxiliando os jovens a enfrentar as vulnerabilidades da adolescência com mais conhecimento e responsabilidade para assim alcançar o caminho do sucesso”, enfatizou a coordenadora do Ensino Fundamental, Jaqueline de Vecchi Seviero.

O prêmio Transformadores da Educação é um prêmio interno da companhia Somos Educação e visa reconhecer iniciativas alinhadas aos objetivos como dar visibilidade aos talentos e iniciativas que impactam positivamente a escola, transformar a educação e mostrar o cuidado uns com os outros, além de reconhecer o impacto de cada um como protagonista da mudança que todo o  Grupo pensa.

Rumo Certo

O Programa Rumo Certo prevê uma série de ações com participação dos alunos, pais e escola para dialogar assuntos como “Alimentação Saudável e ”, “Desenvolvimento Humano e Sexualidade”, “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas”.

Na prática, os alunos têm aulas semanais de 50 minutos. As dinâmicas de trabalho envolvem leitura de textos, rodas de conversa, debates, palestras com especialistas da área da saúde e desenvolvimento humano, encontro para pais e alunos, além de intervenções pedagógicas e atividades multidisciplinares.

Ao longo deste ano, foram realizadas palestras com nutróloga, caminhada coletiva, atividades que discutiram os malefícios do açúcar e a quantidade do produto nos alimentos, e também as consequências do uso abusivo de álcool e drogas, que resultou em apresentações no Festival Cultural e em TED Talks dos alunos sobre estas temáticas.

Para execução do Rumo Certo, o Maxi conta com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), formado por docentes e pesquisadores de algumas das mais respeitadas universidades do país, como USP, Unifesp, Unesp e Unicamp. Os profissionais que atuam na coordenação deste programa são o psicólogo e pós-doutor pela Universidade de Washington em dependência de drogas, Raul Martins, e a psicóloga e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, Luciana Aparecida Nogueira Cruz.

Veja mais sobre o Programa Rumo Certo

Alunos aprendem sobre quantidades de açúcar e sódio nos alimentos

Beleza, fumo e alcoolismo são temas de curtas produzidos por alunos

Apresentação de TED Talks e curtas encerram Festival Cultural do Maxi

Festival Cultural do Colégio Maxi ressalta cuidado com a saúde

Empenho dos alunos garante maior arrecadação de alimentos dos últimos dez anos

Nutróloga fala aos alunos do Maxi sobre importância da boa alimentação

Treinamento dos multiplicadores do Rumo Certo é dada à largada